Jornal da escola
Caros colegas, este ano na disciplina de Ciências da Natureza, começamos por estudar os nutrientes, que se dividem em seis grupos, nomeadamente: - água, vitaminas, sais minerais, proteínas, lípidos ( ou gorduras ) e glúcidos ( ou açucares ).
Esta matéria está ligada com o aparelho digestivo, dado que, os nutrientes são as substâncias que estão contidas nos alimentos, e que satisfazem as nossas necessidades.
Carência ou excesso de nutrientes podem originar diversos tipos de doenças.
Os alimentos entram no nosso corpo, através da ingestão, que é o acto de colocar alimentos na boca ( ou cavidade oral ). É na boca que se inicia o processo da digestão.
A digestão é o conjunto de processos físicos e químicos que transforma os vários nutrientes contidos nos alimentos até ás suas forma s mais simples, para que possam mais facilmente serem absorvidos pelo nosso organismo.
A boca é o primeiro orgão do aparelho digestivo, e é um orifício localizado na nossa cabeça, sendo constituída pelos dentes, ( cuja função é cortar, rasgar e triturar os alimentos, reduzindo-os a pedaços mais pequenos, que serão mais facilmente engolidos), pela língua ( que através das papilas gustativas tem a capacidade de distinguir os sabores amargos, doces, ácidos ou salgados ) e pelas glândulas salivares ( a saliva vai facilitar o processo da digestão ).
Depois de os alimentos sofrerem o processo da mastigação, passamos a designa-los por bolo alimentar, que irá ser deglutido, passando para o esófago, e que através dos movimentos peristálticos, irá ser “empurrado“ até chegar ao estômago.
No estômago, com a ajuda do suco gástrico ( produzido nas paredes do estômago ) e dos movimentos peristálticos, o bolo alimentar é transformado em quimo, que por sua vez irá sair do estômago para o intestino delgado.
O intestino delgado, é o orgão mais comprido do nosso corpo ( mede cerca de seis metros ) e é composto por três partes: o duodeno, o jejuno e o íleo.
É no duodeno que irá ocorrer a digestão do quimo, com a ajuda das secreções produzidas pelo fígado ( a bílis ), pelo pâncreas ( suco pancreático ) e pelas paredes do intestino ( suco intestinal ), passando de seguida para o jejuno onde passará a ser designado por quilo – produto final da digestão.
O quilo é composto unicamente pelos nutrientes resultantes de todo o processo da digestão e por água.
Terminada a digestão, os nutrientes irão atravessar as paredes do intestino delgado e passar para o sistema circulatório ou sistema linfático, atingindo todas as células do nosso corpo. Este processo designa-se por absorção.
Após a absorção dos nutrientes, as substâncias que não foram digeridas passam do íleo para o intestino grosso, onde se procede à absorção da água e dos sais minerais, não absorvidos anteriormente, sendo as fezes expulsas pelo ânus através da defecação.
terça-feira, 24 de março de 2009
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário