sexta-feira, 16 de janeiro de 2009
Hepatite
A hepatite é uma inflamação no fígado que pode ser provocada por bactérias, por vírus, entre os quais estão os seis tipos diferentes de vírus da hepatite (A, B, C, D, E e G) e também pelo consumo de produtos tóxicos como o álcool, medicamentos e algumas plantas.Existem ainda as hepatites auto-imunes resultantes de uma perturbação do sistema imunitário que, sem que se saiba porquê, começa a desenvolver auto-anticorpos que atacam as células do fígado, em vez de as protegerem.
Os vírus da hepatite podem ser transmitidos através da água e de alimentos contaminados com matérias fecais (A e E), pelo contacto com sangue contaminado (B, C, D e G) e por via sexual (B, C e D). Os vírus têm períodos de incubação diferentes e, em muitos casos, os doentes não apresentam sintomas. As hepatites A e E não se tornam crónicas, enquanto a passagem à situação da cronicidade é bastante elevada na hepatite C e comum nas hepatites B, D e G, embora esta última doença não apresente muita gravidade.
A investigação cientifica tem percorrido um bom caminho na luta contra a doença tendo já conseguido elaborar vacinas contra as hepatitites A e B e descobriri substâncias que podem travar a multiplicação do vírus e pronlogar a esperança média de vida dos doentes.
Estes tratamenteos contudo são dispendiosos e nem sempre estão disponíveis nos países menos desenvlovidos que são as zonas mais afectadas...
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário